Negócios Sociais: uma tendência irreversível, ainda bem!

02/06/2011

No último dia 18 de novembro, um universo de possibilidades se abriu. Não apenas para mim, mas para várias outras pessoas que estiveram presentes no Start Up Lab, uma iniciativa da Virtú - progresso social e ambiental, para ampliar a rede de relacionamentos e possíveis parcerias para empreendedores sociais.

Para começar, vamos esclarecer: o que são negócios sociais? Antes de chegar ao evento, li algo a respeito para me informar, mas ainda não estava claro para mim como seria possível ganhar dinheiro e melhorar a sociedade ao mesmo tempo. Fui lá para ver e conferir e não quis criar grandes expectativas, mesmo apesar das referências positivas que eu recebia dos seus fundadores.

Afinal, como a maioria das pessoas no mundo contemporâneo, não acredito em quase nada. Só os jornalistas sofrem deste mal? Ou são as instituições que vivem uma crise de credibilidade: política, igreja, esportes, polícia, escolas… Não sei. O que sei é que me surpreendi positivamente.

Encontrei pessoas com mentes muito abertas e muito interessadas em contribuir com a sociedade ao seu redor, trocar idéias, experiências e opiniões. E também grandes idéias e importantes iniciativas. Não eram apenas boas intenções e assistencialismo. Eram iniciativas concretas e bem fundamentadas.  Ah! Você quer saber o que são negócios sociais? Não sou especialista no assunto, mas para mim, são aqueles capazes de fazer um mundo melhor. Simples assim.

O mais importante: descobri que dá para ser um pouco mais otimista e me permitir sonhar um mundo diferente do de agora… e bem melhor! Idealismo? Talvez. Acho que sempre fui idealista, mas estava deixando de ser e ficando bastante triste por isto, sabe? Experimente você também um pouco desta dose de esperança e acima de tudo, esta dose de atitude para a mudança e veja por você mesmo o que é possível fazer.

Empreendedorismo social é para mim, a alternativa que procurava para me engajar e poder acreditar em algo novamente, acreditar que há sim, uma nova corrente de pessoas, com outra forma de ver a vida e o mundo. E que a humanidade, ao menos uma parte dela, ainda tem salvação. Observem: isto é uma tendência e vai se cristalizar na sociedade e chegar cada vez mais perto de nós. Então, não apenas observe, deixe-se contaminar por este vírus, informe-se e, se tiver a oportunidade, envolva-se. Você ganha, todos ganham. Pode acreditar.

O Start Up Lab é uma iniciativa da Virtú e do HUB BH, criada por André Maciel, Elisa Alkimin e Virgínia Alfenas. Para saber mais, entre no site da Virtú: http://redevirtu.wordpress.com/

mq     Rua Aimorés, 612 - Funcionários. CEP: 30140-070 - Belo Horizonte - Minas Gerais. Tel: (31) 8811-6130.