Comunicação como solução

Por que seu negócio precisa de Comunicação Estratégica?

 

  1. Propósito Original

Há 12 anos atuo na área de Comunicação Corporativa e em dezembro de 2011 empreendi minha empresa na área de Comunicação. Desde o início, minha motivação era trazer Comunicação de qualidade para empresas de pequeno porte.

Por que? Porque me identifico com elas, seus desafios, propostas e sobretudo com a paixão que as move. Porque acredito que consigo gerar grande impacto nelas a partir do meu trabalho. E porque sempre acreditei que trabalhos bem feitos não precisam necessariamente de grandes orçamentos, grandes equipes e outras coisas características de grandes empresas: “grandes chefes”, “grande hierarquia” e “grande burocracia”.

Uma Comunicação efetiva está muito mais na atitude, na forma de perceber e expor o negócio ao mundo, do que no porte. E o fato de ser pequena pode ser uma vantagem, uma vez que empresas menores, de forma geral, conseguem tomar decisões e implementar mudanças de forma mais ágil e horizontalizada.

 

  1. Desafios e Aprendizados

Assim atuei nos últimos anos, em busca de atender as pequenas. A motivação (minha e delas) sempre é forte! Mas na maioria das vezes, as pequenas me procuram para resolver problemas pontuais, emergenciais e parciais. “Marina, faça meu site!”, “Marina, cuide das minhas mídias sociais!”, “Marina, preciso de assessoria de imprensa para lançar meu produto!” E raramente olham para o todo de sua Comunicação.

a) Mas a tendência a querer solucionar aspectos pontuais da Comunicação não é exclusividade das pequenas. A experiência mais comum com empresas de todos os portes e segmentos é focar as energias em um canal, ou produto de Comunicação, como um site, uma peça, um evento, uma mídia social, e se esquecer do que vem primeiro – ou deveria vir: Entender qual Comunicação é mais adequada para seu negócio. Fazer-se a pergunta: Qual Comunicação meu negócio precisa?  E avaliar a situação atual do negócio, considerando os fatores tempo, amplitude geográfica e recursos.

Resultado? Fazemos ótimos sites, campanhas, eventos. O resultado é bom para o objetivo proposto. Mas restrito e pontual, dura pouco, gera poucos resultados no que diz respeito ao crescimento do negócio em si.  É muito comum que nesses casos, o gestor ou empreendedor questione a validade de investir em Comunicação. Afinal, os resultados são tímidos.

Esses empreendedores e gestores, desacreditam da Comunicação como solução para seus negócios e ficam resistentes em investir recursos nesta área. O que exige que profissionais de Comunicação e Marketing iniciem uma batalha com o intuito de provar que Comunicação é viável, gera resultados e é parte fundamental dos negócios.

b) A crença no poder exclusivo do capital para fazer a empresa crescer foi outro empecilho para a conclusão de trabalhos bem planejados, consistentes e criativos em desenvolvimento nas pequenas empresas. Muitas delas vivem na expectativa de obter investimentos e na dependência dos investidores e suas decisões – como é o caso de muitas startups digitais. Isto rouba dessas empresas sua maior vantagem – a agilidade – e as torna tão engessadas quanto as grandes na tomada de decisões livres e  arrojadas, as deixa lentas para partir de vez para a ação.

 

  1. A reviravolta – Comunicação pode sim, ser solução!

Após vários projetos de Comunicação interrompidos e vários resultados pontuais, que não me realizavam plenamente, nem resolviam totalmente as questões de Comunicação das empresas, percebi que precisava mudar minha estratégia para trazer Comunicação de qualidade para as pequenas e também para as médias empresas.

Passei por um processo de coach chamado Terapia Empreendedora, oferecido pelo Impact HUB BH, com Elisa Alkmim, Felipe França e Pedro Maia, e retomei minha motivação original para a abertura da empresa de Comunicação.

A partir deste processo, descobri que meu propósito não estava restrito às pequenas, mas sim em ajudar empreendimentos a (re)descobrirem e comunicarem sua essência para o mundo, gerando assim mais vendas, visibilidade, marcas fortes e relacionamentos significativos.

Coloquei mais energia em oferecer consultoria para empresas de todos os portes, com maior foco para negócios cuja inovação seja o grande diferencial competitivo. Seja essa inovação de caráter tecnológico, social ou cultural (produtos, serviços, modelos que transformem o mundo de forma positiva), pois sou apaixonada por isto e atuo neste ambiente desde 2002.

Neste processo de consultoria, dedico horas dentro da empresa, realizando um diagnóstico do negócio e situação de Comunicação. Colho ideias, opiniões, faço entrevistas com público interno e externo; e por fim, co-crio junto aos gestores e equipe, um mapa de Comunicação e Planos de Ação. Tudo para início imediato de ações bem pensadas, consistentes e coerentes com o momento que o negócio vive, sua essência e planos de futuro.

Tem sido muito realizador!!! Confira exemplos nas páginas Cases e Depoimentos.

E você, acredita no potencial da Comunicação em seu negócio?

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